A 15 dias do final da entrega do IR, nem metade enviou a declaração

A 15 dias do final da entrega do IR, nem metade enviou a declaração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:47

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte vai mesmo deixar para a última hora a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2011. A Receita Federal recebeu até esta quarta-feira (13) 8,66 milhões de declarações do IR 2011, ou seja, nem metade do número esperado de 24 milhões.

O prazo de entrega do documento começou em 1º de março e termina dia 29 deste mês. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Quem deixar o envio para a última pode enfrentar dificuldades. A própria Receita alerta para o risco, já que o número de acessos aumenta nos últimos dias e congestiona o sistema.

Neste ano, o formulário de papel deixou de existir e as declarações só podem ser preenchidas por meio de programa próprio disponível no site da Receita Federal ( www.receita.fazenda.gov.br ).

Após o preenchimento, o contribuinte deve enviar os dados utilizando outro programa, o Receitanet, disponível no mesmo endereço eletrônico.

Para os que têm dificuldades no envio do documento, por causa da conexão lenta, por exemplo, a sugestão é entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

A entrega em disquetes deve obedecer ao horário de funcionamento das agências bancárias em cada município.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições