MENU

Abre e fecha da Copa: fique atento aos serviços que não funcionam no jogo do Brasil

Abre e fecha da Copa: fique atento aos serviços que não funcionam no jogo do Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 28 Junho de 2010 as 10:46

As oitavas de final da Copa do Mundo já começaram e muita gente está se preparando para torcer pela seleção brasileira. Algumas empresas vão liberar os funcionários nos dias de jogo, outras vão aproveitar a competição para promover maior integração entre as equipes e amigos se reunirão em frente à televisão.

Mas, caso precise passar no banco, no supermercado ou resolver alguma pendência em algum posto de serviço público, o melhor é ficar atento, já que ninguém quer "dar com a cara na porta" ou ficar sem um produto ou serviço essencial durante os jogos.

Isso porque os horários de atendimento de empresas e serviços públicos se alteraram por conta dos jogos da seleção. Por isso, confira os serviços que abrem e os que fecham nos dias em que a seleção entra em campo nas oitavas de final. 

Bancos

Quem tiver de pagar contas ou efetuar alguma transação bancária nesses dias deve ficar atento, porque a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determinou a alteração nos horários de atendimento das agências.

Nesta segunda-feira, as agências funcionarão das 8h às 14h nas capitais dos Estados e em regiões metropolitanas. No interior, para as agências com cinco horas de atendimento, o horário será das 9h às 14h e, para localidades com seis horas de atendimento, das 8h às 14h.

Previdência Social e Receita Federal

A Previdência também alterará os horários de atendimento por conta dos jogos. Nas agências, na área administrativa do Ministério da Previdência Social, do INSS e da Dataprev o atendimento será realizado até às 14h.

De acordo com a Previdência, a interrupção não acarretará prejuízos ao cidadão. Por meio de nota, o órgão avisou que as agências irão comunicar o segurado para agendar nova data para o atendimento. “Para fins de concessão de benefício, valerá a data em que o atendimento estava marcado”.

Caso tenham alguma dúvida com relação à alteração, os segurados podem ligar para a Central 135, que funcionará normalmente durante os jogos, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A Receita Federal informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o atendimento ao público será realizado até às 14h, em razão do jogo do Brasil, nas oitavas de final.

Shoppings

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings) informou que a maioria dos empreendimentos alterará os horários por conta dos jogos, com lojas fechando 30 minutos antes das partidas e reabrindo 30 minutos após o término.

Justiça

O Supremo Tribunal Federal também alterou os horários de atendimento ao público. O expediente da Secretaria do STF e o atendimento na Corte funcionarão das 8h às 14h, quando a partida for às 15h30.

Em São Paulo

Quem ficar no estado paulista deve ficar atento, porque o Governo alterou os horários de funcionamento das repartições públicas. Nesta segunda, as repartições funcionam até às 14h.

O Governo ressaltou, por meio de nota, que os serviços essenciais e de interesse público que já funcionam ininterruptamente não terão o horário alterado.

Na capital, a Prefeitura informou que alguns serviços não estarão disponíveis nos horários dos jogos da seleção. Confira o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo: 

Serviços públicos:  as praças de atendimento das subprefeituras da cidade de São Paulo funcionarão até as 14h nesta segunda. Saúde:  os hospitais, pronto-socorros e AMAs 24 horas funcionam normalmente. E as AMAs Especialidades e UBS (Unidades Básicas de Saúde) atenderão até às 14h nesta segunda.  Assistência Social:  os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atenderão normalmente e nos horários habituais. Poupatempo:  os postos fixos e móveis da cidade atenderão normalmente.  Procon-SP:  os postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera e Santo Amaro) funcionarão normalmente, das 7h às 19h nesta segunda. Já o atendimento telefônico (151) atenderá das 8h às 14h, nesta segunda. Já o atendimento eletrônico, fax (3824-0717), audiências e administrativo funcionarão das 8h às 14h. Abastecimento:  nos horários dos jogos, os mercadões Central Leste, Guaianases, Lapa, Penha, São Miguel, Vila Formosa e Teotônio Vilela não funcionarão, mas reabrirão após o jogo. Já quem passar nos mercados Paulistano (Central) e do Ipiranga, terão, além dos estabelecimentos abertos, um telão para quem quiser acompanhar os jogos. Os sacolões e feiras livres da capital paulista funcionarão normalmente nos locais e horários habituais.    

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também