Abrir debate na OMC sobre câmbio foi avanço importante, diz Mantega

Abrir debate na OMC sobre câmbio foi avanço importante, diz Mantega

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:44

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira, 11, que foi um avanço importante o Brasil ter conseguido abrir um debate na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a guerra cambial. Segundo ele, a disputa comercial vem se dando em forma de disputa cambial. "Nós achamos que é a OMC que tem que colocar na agenda dela a influência da manipulação cambial na questão comercial", afirmou Mantega após solenidade de instalação da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade.

Mantega disse que vinha conversando com o presidente da OMC, Pascal Lamy, e agora o embaixador do Brasil no organismo conseguiu criar um grupo de discussão sobre o tema. "O tema está sendo colocado na pauta e acho que vai avançar. Acho que é uma questão natural que diz respeito ao comércio e que estava sendo desconsiderada".

O ministro disse que o debate na OMC vai ajudar o Brasil na guerra contra a valorização do real porque o organismo vai passar a considerar os subsídios cambiais entre aqueles que são vedados na competição mundial. O ministro disse que todos os países estão cada vez mais preocupados com o subsídio cambial.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições