MENU

Abrir debate na OMC sobre câmbio foi avanço importante, diz Mantega

Abrir debate na OMC sobre câmbio foi avanço importante, diz Mantega

Atualizado: Quarta-feira, 11 Maio de 2011 as 1:55

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira, 11, que foi um avanço importante o Brasil ter conseguido abrir um debate na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a guerra cambial. Segundo ele, a disputa comercial vem se dando em forma de disputa cambial. "Nós achamos que é a OMC que tem que colocar na agenda dela a influência da manipulação cambial na questão comercial", afirmou Mantega após solenidade de instalação da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade.

Mantega disse que vinha conversando com o presidente da OMC, Pascal Lamy, e agora o embaixador do Brasil no organismo conseguiu criar um grupo de discussão sobre o tema. "O tema está sendo colocado na pauta e acho que vai avançar. Acho que é uma questão natural que diz respeito ao comércio e que estava sendo desconsiderada".

O ministro disse que o debate na OMC vai ajudar o Brasil na guerra contra a valorização do real porque o organismo vai passar a considerar os subsídios cambiais entre aqueles que são vedados na competição mundial. O ministro disse que todos os países estão cada vez mais preocupados com o subsídio cambial.

veja também