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Acionistas da Fiat aprovam manobra para possibilitar fusão com a Chrysler

Acionistas da Fiat aprovam manobra para possibilitar fusão com a Chrysler

Atualizado: Sexta-feira, 17 Setembro de 2010 as 10:48

Acionistas da Fiat SpA aprovaram uma separação do grupo entre suas operações industriais e de automóveis. A estratégia tem como objetivo transformar a companhia em uma marca global de carros, o que  abre caminho para uma eventual fusão da Fiat com a Chrysler, montadora norte-americana na qual a empresa italiana tem o controle administrativo.

A participação da Fiat na Chrysler de 20% deve subir para 35% assim que a empresa cumprir metas de reestruturação.

Assim, a Fiat começa a separar as unidades industriais, incluindo a fabricante de caminhões Iveco e a de máquinas agrícolas CNH, com objetivo de destravar valor dessas operações por meio de ofertas de ações em bolsa. Com isso, o grupo pode gerar crescimento para os negócios com automóveis.

Segundo o plano, acionistas receberão uma ação de cada unidade. A Fiat é 30,4% controlada pela Exor, holding da família Agnelli. "Até o final de 2010, provavelmente primeiro trimestre de 2011, não vamos ver uma retomada da demanda natural no sistema", disse Sergio Marchionne, presidente-executivo da Fiat.

Após a separação, anunciada por Marchionne em abril, as unidades de automóveis e industrial vão ter cada uma dívida líquida de 2,5 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões). A divisão deve ser completada até o final do ano. Metas

A Chrysler representa grande parte do plano de Marchionne para a produção de 6 milhões de veículos por ano, o qual ele considera fundamental para a Fiat assumir uma condição de montadora global. O executivo reafirmou que a Chyrsler terá ações listadas em bolsa em 2011.

A unidade automotiva do grupo italiano prevê dobrar receitas para 64 bilhões de euros em 2014.

Já a parte industrial, que Marchionne quer ver listada na bolsa de Milão até 3 de janeiro, vai incluir negócios industriais e marítimos, bem como a Iveco e a CNH. As receitas são estimadas em 29 bilhões de euros em 2014.

A unidade industrial terá dois presidentes-executivos comandando a CNH e a Iveco em parte por causa de normas norte-americanas, onde a CNH tem ações em bolsa, segundo Marchionne.

De acordo com o analista Erick Hauser, do Credit Suisse, os anúncios de Marchionne significam que "vai levar outros seis meses antes de sabermos quando a situação vai melhorar". Ele calcula que a dívida da unidade industrial estava em 3,7 bilhões de euros no final do segundo trimestre "e agora está 5 bilhões".

"E a Fiat Industrial terá dois presidentes agora, então, se o motivo para a separação era simplificar a estrutura, isso não é o caso ainda", acrescentou o analista.

As ações da Fiat exibiam leve alta nesta quinta-feira (16) às 13h29 (horário de Brasília).

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