As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta sexta-feira (9)

As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta sexta-feira (9)

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta sexta-feira (9), ao passo que os mercados preocupavam-se com o "abismo fiscal" dos Estados Unidos e o risco disso colocar a maior economia do mundo em recessão, assim como dúvidas sobre um resgate funcional para a Grécia.
 
As perdas em ações globais na quinta-feira pesaram sobre o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, e às 8h21 ele recuava 0,42%, depois da queda de 1,3% do dia anterior, a maior queda percentual diária em dois meses. O índice caminhava para uma perda semanal de 0,4%.
 
Washington deve resolver o "abismo fiscal" encontrando um acordo para cortar o déficit norte-americano antes que aproximadamente 600 bilhões de dólares em cortes de gastos e aumentos de impostos aconteçam no começo de 2013. Os mercados também estão observando o teto da dívida, que precisa ser aumentado para evitar um colapso.
 
"O foco voltou para a economia depois das eleições nos Estados Unidos, com preocupações sobre o risco da zona do euro ressurgindo, enquanto os temores com o abismo fiscal pesam sobre o índice local", afirmou o analista do IBK Securities Kim Soon-young.
 
Dados da China mostraram que a produção industrial e as vendas no varejo para outubro ultrapassaram as expectativas, enquanto a inflação ao consumidor anual desacelerou para o ritmo mais lento em quase três anos, dando às autoridades espaço para afrouxar ainda mais a política se necessário. Os dados, vindo na contramão do sentimento negativo geral, ajudaram a evitar maiores quedas nas ações asiáticas.
 
As ações australianas cederam 0,49% e as sul coreanas caíram 0,52%. O índice Nikkei do Japão fechou em queda de 0,9%.
 
O índice referencial de Xangai cedeu 0,12%, enquanto Hong Kong caiu 0,85% e Cingapura mostrou ligeira queda de 0,09%. Por outro lado, a bolsa de Taiwan subiu 0,70%.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições