MENU

Ações asiáticas sobem com perspectiva de medidas do FED

Ações asiáticas sobem com perspectiva de medidas do FED

Atualizado: Segunda-feira, 30 Abril de 2012 as 8:35

 As bolsas de valores asiáticas subiram na segunda-feira uma vez que dados mais fracos que o esperado sobre o crescimento dos EUA deixaram aberta a possibilidade de mais estímulos monetários do Federal Reserve (banco central norte-americano) para alavancar o crescimento. Os negócios, porém, foram fracos com os mercados japonês e chinês fechados.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA se expandiu à taxa anual de 2,2 por cento, informou o Departamento de Comércio na sexta-feira em sua estimativa preliminar, menos dos que os 3 por cento do quarto trimestre.

As ações asiáticas seguiram o aumento nas ações globais na sexta-feira, na esteira dos fortes balanços corporativos, apesar de a perspectiva de crescimento asiático ter ficado incerta à medida que a Coreia do Sul relatou uma queda na produção industrial em março.

Às 8h03 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha variação positiva de 0,97 por cento, com 441,50 pontos.

O iene subiu para o maior nível em dois meses a 80,08 ienes em relação ao dólar, enquanto o euro se aproximou de sua máxima em três semanas em torno de 1,3270 dólar na sexta-feira.

O Banco do Japão tomou mais medidas de alívio na sexta-feira, que tiveram pouco efeito duradouro em enfraquecer a moeda.

Analistas afirmaram que preocupações com a dívida europeia podem dar suporte à demanda pelo iene. Mas os próprios problemas estruturais do Japão, como a alta dívida pública, podem pesar sobre a moeda.

A bolsa de Cingapura teve queda de 0,10 por cento, a 2.978 pontos, enquanto Taiwan subiu 0,28 por cento e Hong Kong teve variação positiva de 1,70 por cento. O índice referencial de Xangai recuou 0,35 por cento e Sydney teve crescimento de 0,79 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; Reportagem adicional de Narayanan Somasundaram e Ian Chua, em Sidney, Donny Kwok, em Hong Kong, e Masayuki Kitano em Cingapura)

veja também