MENU

Ações europeias têm maior nível em duas semanas após Grécia

Ações europeias têm maior nível em duas semanas após Grécia

Atualizado: Quarta-feira, 29 Junho de 2011 as 4:01

O principal índice das ações europeias fechou a quarta-feira na máxima em duas semanas, após parlamentares gregos aprovarem duras medidas de austeridade, com investidores esperançosos de que uma segunda votação na quinta-feira garantirá a próxima parcela de financiamentos ao país.

Já o setor bancário --de grande peso no índice e que tem sido bastante afetado pela crise de dívida soberana em países periféricos da zona do euro-- reduziu os ganhos num movimento de realização de lucros após a votação.

O índice STOXX Europe 600 de bancos terminou em alta de 1,6 por cento, enquanto as ações de bancos gregos caíram 1 por cento, após avançarem até 6 por cento no meio do pregão.

O Parlamento grego aprovou um pacote de austeridade de cinco anos por 155 votos a 138, mas uma segunda votação está prevista para quinta-feira sobre medidas específicas para o Orçamento e privatizações.

O fracasso na aprovação desse projeto impediria a liberação de uma parcela crucial no valor de 12 bilhões de euros em julho.

"O mercado está esperando a aprovação amanhã. Os investidores vão querer ver quanta resistência a oposição fará aos planos, conforme isso pode impactar processos futuros de legislação", disse Veronika Pechlaner, que gerencia 100 milhões de euros no fundo de ações Ashburton European.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 1,54 por cento, a 5.855 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,73 por cento, para 7.294 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,88 por cento, a 3.924 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,11 por cento, para 19.864 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 2,08 por cento, a 10.143 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 2,25 por cento, aos 7.108 pontos.

veja também