Ajuste moderado no juro é consistente com IPCA na meta

Ajuste moderado no juro é consistente com IPCA na meta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que baixou na última semana a taxa básica de juros da economia brasileira de 11,5% para 11% ao ano , informou nesta quinta-feira (8), por meio da ata do encontro, entender que "ajustes moderados" nos juros são "consistentes" com o cenário de convergência da inflação para a meta de inflação em 2012.

Com isso, o BC sinaliza que o processo de redução da taxa básica de juros, iniciado em agosto, poderá ter prosseguimento no ano que vem. A próxima reunião do Copom está marcada para 17 e 18 de janeiro e a expectativa do mercado financeiro é de um novo corte de 0,5 ponto percentual nos juros, para 10,5% ao ano.

"Mesmo com um ajuste moderado no nível da taxa básica de juros, no cenário central a taxa de inflação se posiciona em torno da meta em 2012, em patamar inferior ao que seria observado caso não fosse considerado o efeito da crise internacional", informou o BC.

Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Neste momento, a autoridade monetária já está nivelando a taxa de juros para atingir a meta do próximo ano.

Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC busca trazer a inflação para o centro da meta de 4,5% em 2012.

"O Copom reconhece um ambiente econômico em que prevalece nível de incerteza muito acima do usual, e pondera que o cenário prospectivo para a inflação, desde sua última reunião, acumulou sinais favoráveis. O Comitê nota que, no cenário central com que trabalha, a taxa de inflação se posiciona em torno da meta em 2012, bem como identifica riscos decrescentes à concretização de um cenário em que a inflação convirja tempestivamente para o valor central da meta", informou o BC, por meio da ata do Copom.

Na avaliação do BC, a inflação acumulada em doze meses alcançou o pico no último trimestre, e acrescentou que ela começa a recuar nos três últimos meses deste ano e a se deslocar na trajetória das metas.

"O Comitê avalia que, por si só, essa inversão de tendência contribuirá para melhorar as expectativas dos agentes econômicos, em especial dos formadores de preços, sobre a dinâmica da inflação nos próximos trimestres. Adicionalmente, o Comitê entende que essa melhora no sentimento será potencializada pelo processo, ora em curso, de reavaliação do ritmo da atividade, doméstica e externa, neste e nos próximos semestres", informou o Banco Central.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições