MENU

Ajuste na taxa de juros deve ser prolongado, diz Copom

Ajuste na taxa de juros deve ser prolongado, diz Copom

Atualizado: Quinta-feira, 28 Abril de 2011 as 9:19

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) informou na ata de sua última reunião, divulgada nesta quinta-feira, que o ciclo de ajuste da taxa de juros será prolongado, o que sinaliza novas altas na Selic deverão ser anunciadas.

O comitê, formado por diretores da autoridade monetária, se reuniu no dia 20, quando decidiu aumentar os juros básicos de 11,75% ao ano para 12% ao ano, surpreendendo parte do mercado que apostava em uma alta maior.

De acordo com a ata, houve um entendimento unânime na diretoria de que "o ajuste total da taxa básica de juros deve ser, a partir desta reunião, suficientemente prolongado". O tamanho do ajuste que deveria ser feito naquela reunião, porém, dividiu o comitê: dois diretores queriam um aumento de 0,5 p.p. (ponto percentual), enquanto os outros cinco votaram pela alta de 0,25 p.p., uma mudança em relação às duas últimas subidas de meio ponto anunciadas.

"A maioria do Comitê entende que um substancial esforço anti-inflacionário já foi introduzido na economia no último quadrimestre e que há defasagens no mecanismo de transmissão desse esforço para a atividade e para os preços, o que, associado à decisão de se prolongar o ciclo de ajuste, recomendaria uma reavaliação da estratégia de política monetária", afirma o texto.

veja também