Alta na procura de notebooks deve derrubar preços das máquinas para o consumidor

Alta na procura de notebooks deve derrubar preços das máquinas para o consumidor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O aumento na procura por computadores do tipo notebooks devem trazer preços menores para o consumidor, segundo estima o analista da IDC Brasil, Luciano Crippa.

''Os preços podem cair porque, com o aumento da demanda, os fornecedores têm mais condições para negociar. Porém, esta não é uma tendência imediata'', diz.

Para Crippa, as vendas de notebooks devem continuar em alta nos próximos cinco anos e os preços podem ficar mais agressivos a partir do primeiro trimestre de 2010. ''Se sobrar mercadoria do fim do ano, no primeiro trimestre do ano que vem, poderemos ter preços mais agressivos''.

Vendas

De acordo com estudo realizado pela IDC, no terceiro trimestre de 2009, o Brasil obteve recorde de vendas de computadores para usuários domésticos, com aproximadamente 2 milhões de máquinas comercializadas, 8,5% a mais do que no mesmo período do ano passado.

No ano, dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) mostram que o mercado de PCs deve se aproximar dos 12 milhões de unidades vendidas, sendo que a comercialização de desktops deve cair 11% na comparação com o ano passado, de 7,70 milhões para 6,85 milhões; e as de notebooks crescer 20% no mesmo período, de 4,30 milhões para 5,15 milhões.

Dentre os motivos para a alta na procura dos computadores portáteis, segundo a Abinee e o analista da IDC, estão os preços mais acessíveis do que no passado, a mobilidade e o fato de o consumidor ver neste tipo de produto algo mais individual do que o desktop, compreendido como o computador da família.

Por Gladys Ferraz Magalhães

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições