Alta na tarifa de ônibus faz prévia da inflação oficial começar ano em alta

Alta na tarifa de ônibus faz prévia da inflação oficial começar ano em alta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) iniciou o ano com variação de 0,52% em janeiro, acima da taxa de 0,38% do mês passado. A taxa, que é considerada uma prévia da inflação oficial (calculada pelo IPCA), foi influenciada pela alta nos preços das tarifas de ônibus urbanos. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 4,31%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta de 1,46% no preço da tarifa foi responsável pelo maior impacto sobre a inflação deste mês. Na região metropolitana de São Paulo, essa tarifa registrou aumento de 5,65%, refletindo parte do reajuste de 17,40%, em vigor desde 4 de janeiro.

O consumidor também passou a pagar mais pelos ônibus interestaduais, com alta de 2,42% nas tarifas, e pelos ônibus intermunicipais (1,49%). A menor oferta de álcool também elevou o preço do combustível em 5,42% e levou a uma alta de 0,63% no preço da gasolina.

Pesou ainda, na passagem de dezembro para janeiro, a maior alta nos preços dos alimentos: a taxa elevou-se de 0,17% no mês passado para 0,81%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições