Aluguel em SP sobe quase o triplo da inflação em um ano

Aluguel em SP sobe quase o triplo da inflação em um ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Os contratos de aluguel na cidade de São Paulo aumentaram quase o triplo da inflação entre maio do ano passado e abril deste ano. Uma pesquisa do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) divulgada nesta terça-feira (24) mostrou que o valor dos contratos de locação de apartamentos e casas subiu 15,82%, em média, nos últimos 12 meses.

Os preços de bens e serviços variaram 6,51% no mesmo período, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em uma conta simples, equivale a dizer que o inquilino que pagava aluguel de R$ 300 em maio do ano passado, agora veria a conta passar para R$ 347,46.

O resultado de abril da pesquisa de locação representa uma alta de 2,2% em relação a março.

Em nota, o vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação da entidade, Francisco Crestana, afirma que a alta é resultado do desequilíbrio entre demanda e oferta de imóveis para alugar.

Em outras palavras, os preços sobem porque há mais gente procurando moradia do que pessoas oferecendo imóveis para locação.

- Há uma carência generalizada de imóveis para alugar na cidade de São Paulo e isso reflete diretamente nos preços.

No mês passado, o aluguel das moradias de três dormitórios foi o que mais subiu, com elevação média de 2,5% em relação a março, enquanto o custo das residências de dois dormitórios teve alta de 2,2%.

No caso das unidades com apenas um dormitório, o aumento foi de 2%.

De acordo com a pesquisa, sobrados e casas foram os imóveis alugados mais rapidamente, registrando em abril um Índice de Velocidade de Locação médio de 12 a 30 dias. O prazo para locação dos apartamentos, por sua vez, variou entre 18 e 37 dias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições