Aneel reajusta tarifas de energia em municípios de SP, MG, PR, ES e PB

Aneel reajusta tarifas de energia em municípios de SP, MG, PR, ES e PB

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Consumidores de distribuidoras de energia que abastecem o interior dos estados de São Paulo e da Paraíba e municípios de Minas Gerais, do Paraná e do Espírito Santo tiveram as tarifas reajustadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  Os índices de reajustes variam de 6,45% a 19,26%.

No interior de São Paulo, em três municípios de Minas Gerais e em outros três do Paraná os índices de reajustes começam a ser aplicados nas contas de luz a partir da próxima quinta-feira (3).

Nesse caso, o reajuste acontecerá para os consumidores atendidos pelas seguintes distribuidoras de energia elétrica: Companhia Jaguari de Energia (CJE); Companhia Luz e Força Mococa (CLFM); Companhia Paulista de Energia Elétrica (antiga CPFL Leste Paulista); Companhia Sul Paulista de Energia (CPFL Sul Paulista) e Companhia Luz e Força Santa Cruz (CFLSC).

Na Paraíba, o reajuste acontecerá para 165 mil unidades consumidoras da região de Campina Grande e arredores, no interior da Paraíba, que são atendidas pela Energisa Distribuidora de Eletricidade S/A (EBO). Nesse caso, o reajuste acontecerá a partir de sexta-feira (4).

No Espírito Santo, as novas tarifas entrarão em vigor no dia 7 de fevereiro para 89 mil unidades consumidoras de 11 municípios atendidos pela concessionária Luz e Força Santa Maria S.A (ELFSM).

De acordo com a Aneel, ao calcular os índices de reajuste, a agência disse considerar a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais, diz a agência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições