Aparelhos em modo de espera encarecem conta de energia

Aparelhos em modo de espera encarecem conta de energia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Um levantamento feito por pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), em São Paulo, mostra que é muito fácil diminuir em até 15% a conta de luz. Para isso, basta desligar os aparelhos eletroeletrônicos que não estão em uso - mas é preciso desligar de verdade.

Os mais modernos aparelhos de som até se despedem quando alguém desliga, mas a luz vermelha não vai embora. "A luz vermelha indica o "stand-by", que é o modo de espera: o aparelho fica pronto para ligar na hora que você quiser", explica Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec. "Esse conforto tem um preço, que é o consumo alto de energia."

De acordo com o Idec, os aparelhos em stand by são responsáveis por até 15% do valor da conta de luz. Um DVD funcionando duas horas por dia consome, no mês, 0,51 kWh; pelo período em que ele fica no modo de espera, gasta 0,67 kWh. Um conversor de TV por assinatura ligado quatro horas por dia tem consumo mensal de 1,38 kWh e mais 5,52 kWh pelo tempo em "stand-by".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições