Após 5 altas, juros das operações de crédito voltam a cair

Após 5 altas, juros das operações de crédito voltam a cair

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Após cinco elevações no ano, as taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em agosto, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade ( Anefac ).   Das seis linhas de crédito para o consumidor pesquisadas, apenas a do cartão de crédito rotativo se manteve estável no mês. As demais foram reduzidas.

Com isso, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,09 ponto percentual, ou de 1,32%, passando de 6,84% ao mês em julho para 6,75% ao mês em agosto. De acordo com a Anefac, é a menor taxa de juros média desde fevereiro deste ano.

Para as empresas, todas as linhas de crédito avaliadas tiveram as taxas reduzidas no mês.

Com isso, a taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou redução de 0,06 ponto percentual, ou de 1,48%, passando de 4,05% ao mês em julho para 3,99% ao mês em agosto. É a menor taxa de juros média desde junho deste ano, diz a entidade.

Miguel Ribeiro de Oliveira, coordenador de pesquisas da entidade, avalia, em nota, que as reduções podem ser atribuídas a fatores como a maior oferta de crédito, maior competição no sistema financeiro e queda das taxas de juros futuros – motivada pela expectativa da queda da Selic, que acabou ocorrendo no dia 31 de agosto (de 12,50% ao ano para 12% ao ano) e ainda não está computada na pesquisa de agosto.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições