"Após crise, Brasil está na fase de boom", diz FGV

"Após crise, Brasil está na fase de boom", diz FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Impulsionado por uma melhora nas expectativas, o clima econômico na América Latina melhorou entre julho e outubro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Clima Econômico (ICE), feito em parceria com Institute for Economic Research at the University of Munich (Instituto Ifo), alcançou 5,2 pontos, superando, pela primeira vez desde janeiro de 2008, a média dos últimos dez anos, de 5,1 pontos.

''A situação atual ainda é considerada desfavorável, mas as expectativas melhoram e continuam apontando para um cenário positivo'', aponta a FGV.

De acordo com a pesquisa, o Brasil se destaca: entre os países da América Latina, tem o maior índice de clima econômico (7,4 pontos) e os maiores indicadores de situação atual (4,3) e expectativas (8,4). ''Na sondagem atual, de outubro, Brasil, Peru e Uruguai passaram para a fase de 'boom'', destaca a Fundação em nota.

A sondagem também coloca o Brasil na frente entre os países que compõem o Bric: na Índia, o ICE ficou em 7,0 pontos; na China, de 6,5. Na Rússia, único país do bloco que ainda não está em recuperação, esse indicador ficou em 4,7 pontos.

América Latina

Com indicadores sobre a situação atual ainda desfavoráveis, Argentina e Paraguai saíram da recessão e entraram no ciclo de recuperação. Chile, Colômbia e México permanecem na fase de recuperação. Todos os indicadores melhoraram, mas os principais aumentos são relativos aos índices de expectativas. Com Índice de Clima Econômico de 4,1 pontos, o México está na pior situação.

O Equador continua na fase recessiva, com o Índice de Situação Atual caindo para 2,0 pontos. A Venezuela acompanha o Equador em termos de classificação no ciclo, mas registra um aumento expressivo no IE, que passou de 1,8 para 4,3 pontos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições