Após reajustes de mensalidades escolares, prévia da inflação oficial recua

Após reajustes de mensalidades escolares, prévia da inflação oficial recua

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) perdeu força em março e recuou para 0,55%, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas Econômicas (IBGE). Em fevereiro, o índice ficara em 0,94%. O indicador é considerado uma prévia da inflação oficial, calculada pelo IPCA.

Com o resultado deste mês, a inflação no primeiro trimestre do ano, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Especial (IPCA-E) ficou em 2,02%, resultado superior ao de 1,14% verificado em igual período do ano anterior. Nos últimos doze meses, o índice ficou em 5,09%.

O recuo da inflação em março foi resultado principalmente da alta menor da taxa de educação, após o período de reajuste de mensalidades escolares em fevereiro. A inflação do grupo reduziu-se de 4,55% no segundo mês do ano para 0,55%.

Também contribuiu para a desaceleração do IPCA-15 a inflação menor do grupo transportes (de 1,28% em fevereiro para 0,41% em março), influenciada pelas altas das tarifas dos ônibus urbanos, que passaram de 3,84%, em fevereiro, para 1,70% em março. Os preços dos combustíveis, que haviam subido 1,94% em fevereiro, tiveram deflação de 0,26% neste mês. O álcool combustível ficou 0,97% mais barato, frente a alta de 8,86% do mês anterior.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições