Argentina pede que Brasil libere automóveis barrados na fronteira

Argentina pede que Brasil libere automóveis barrados na fronteira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

BUENOS AIRES - O governo da Argentina voltou a pedir ao Brasil que libere os automóveis que estão parados na fronteira brasileira à espera de concessão de licença de importação, enquanto os dois países não chegam a um acordo. O pedido foi feito pela ministra de Indústria, Débora Giorgi, ao embaixador brasileiro em Buenos Aires, Enio Cordeiro, durante reunião de mais de duas horas, realizada nesta manhã. "A principal reivindicação é de que o lado brasileiro tenha um gesto de boa vontade e libere uma parte dos automóveis, mas consideramos que medidas de boa vontade devem recíprocas", disse o embaixador, deixando claro que o Brasil não pretende ceder.

"Eu mencionei à ministra que alguns setores requerem uma atenção imediata, como pneus, baterias e calçados", detalhou Cordeiro, afirmando que estes três setores foram enumerados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O embaixador saiu da reunião com o compromisso do Secretário de Indústria, Eduardo Bianchi, de que a Argentina fará um levantamento sobre produtos brasileiros que foram afetados pelas barreiras argentinas. "Recebi indicação do Bianchi de que vão olhar como estão estas licenças", afirmou.

Os dois países dão sinais de que estão dispostos a ceder na briga e buscam estabelecer um diálogo. "Existe a melhor inclinação do lado brasileiro de buscar solução que satisfaça os dois lados e percebi que, por parte da ministra Giorgi, também há preocupação em solucionar o problema", relatou o embaixador, em entrevista aos correspondentes brasileiros na capital portenha.

Segundo ele, os dois governos estão tentando marcar a primeira reunião de negociação para a próxima semana. "Em princípio, sugerimos uma reunião entre os dois secretários, mas a Argentina quer um encontro mais amplo, da comissão de monitoramento do comércio e existem dificuldades para fixar a data", informou o embaixador. No próximo dia 25 será feriado nacional na Argentina e, antes desse dia, o Brasil considera difícil reunir todos os representantes da comissão de monitoramento do comércio bilateral.

Cordeiro repetiu argumento do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, de que as barreiras contra os automóveis não são dirigidas à Argentina, mas reconheceu que a medida afeta o país, porque o maior volume de importação brasileira de automóveis é de origem argentina. No mesmo sentido, ocorre com as restrições argentinas que, segundo ele, não são direcionadas ao Brasil, mas produz impacto negativo na indústria brasileira porque incluem um quarto da pauta exportadora para o mercado vizinho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições