Atividade do comércio cresce 0,7% em agosto, diz Serasa

Atividade do comércio cresce 0,7% em agosto, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A atividade do comércio no país registrou crescimento de 0,7% em agosto, em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal, segundo informou, nesta segunda-feira (5), a Serasa Experian . Nos dois meses anteriores, junho e julho, o indicador que mede o movimento do setor havia recuado, mostrando fraco desempenho.

A Serasa atribui a leve alta ao crescimento do segmento de veículos, motos e peças (5,6%) e do de material de construção (3%). Outro destaque partiu do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (2%). Em agosto, sobre julho, apenas o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou queda (-1,6%).

No ano, o varejo teve expansão de 9,5%, após ter mostrado alta de 9,6% no acumulado de janeiro a julho de 2011. O setor de material de construção teve o maior crescimento, de 11,8%, no período, seguido pelo de móveis, eletroeletrônicos e informática (9,0%). Já o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios acumula queda de 0,2%.

Segundo os economistas da Serasa, a atividade varejista foi impactada pelas boas vendas do Dia dos Pais, que subiram 8,8%. "Além disto, a robustez do mercado de trabalho tem conferido sustentação ao crescimento da atividade varejista nacional neutralizando, em parte, os efeitos restritivos oriundos dos juros mais elevados e das condições de crédito mais restritivas", disse a Serasa, por meio de nota.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições