Atividade do comércio cresceu em maio, diz Serasa

Atividade do comércio cresceu em maio, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

A atividade do comércio teve crescimento mais moderado em maio de 2011, segundo indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (2). O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 1,2% no mês passado em comparação com o mês anterior.

  Segundo o indicador, em abril a alta havia sido de 2,6% em relação a março. Em comparação com maio do ano passado, a atividade do comércio foi 11% superior, mantendo o ritmo anual de crescimento.

No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, o movimento dos consumidores no varejo foi 9,5% superior ao verificado no período de janeiro a maio de 2010.

De acordo com a Serasa, a alta de 1,2% em maio foi puxada pelos crescimentos de 2,6% no segmento de veículos, motos e peças e de 2% no segmento de material de construção.

Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática, combustíveis e lubrificantes, e tecidos, vestuário, calçados e acessórios também tiveram variações mensais positivas próximas a 1%.

O único recuo ficou por conta do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, apresentando queda de 3,2% em relação a abril. Conforme o levantamento, o fato deve-se ao desempenho no período da Páscoa.

Para os economistas da Serasa Experian, a continuidade no ritmo de crescimento, ainda que moderada, revela que as medidas fiscais e monetárias de combate à inflação até agora adotadas pelo governo têm produzido efeitos ainda limitados à contenção do consumo privado.

“Neste sentido, é de se esperar novas medidas adicionais nesta direção (por exemplo, continuidade da elevação dos juros), devendo produzir impactos mais significativos sobre a atividade do comércio e da economia como um todo ao longo do segundo semestre do ano”, afirmam em nota.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições