Atraso no cultivo da soja muda planos de produtores em Mato Grosso

Atraso no cultivo da soja muda planos de produtores em Mato Grosso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Os agricultores de Mato Grosso já estão plantando o milho safrinha. A área deve ser menor este ano. O atraso no cultivo da soja mudou os planos dos produtores.

Para não perder tempo, muitos agricultores no norte de Mato Grosso estão intensificando o trabalho no campo. A colheita da soja e o plantio do milho safrinha são feitos praticamente na mesma hora. O motivo de toda essa movimentação é por causa do atraso da chuva.

“Estamos plantando milho em seguidinha do soja por que estamos atrasados 13 dias no nosso plantio em relação aos outros anos”, justificou o agricultor Mauri Joton.

Mauri Joton vai cultivar 1,5 mil hectares do grão. Para que tudo saia dentro do planejado o agricultor terá de contar com a ajuda do clima. Caso contrário a produtividade do milho safrinha pode ficar comprometida. “Devido o atraso no plantio, não sabemos como será a produtividade. Mas estamos tentando ver o que será para frente”, completou.

O milho safrinha já está na lavoura no norte do estado, mas a área plantada será menor se comparada ao mesmo período do ano passado.

Na lavoura do agricultor Jaime Farinon o milho já está crescido. O plantio dos 800 hectares foi feito há aproximadamente 20 dias. O agricultor já pensa na comercialização. “Se o Sul produzir milho para o mercado interno, o governo terá de nos ajudar e adquirir esse milho. E assim mesmo vai sobrar milho. Agora, se o mercado externo tiver bom e tiver até para exportar, aí é outra política e, quem sabe, a gente consiga ter um resultado melhor”, disse.

De acordo com o Instituto de Economia Agropecuária de Mato Grosso, a redução da área plantada com o milho safrinha deve chegar aos 7%.

E o Ministério da Agricultura ampliou em 20 dias o prazo para o plantio da segunda safra no Paraná. O excesso de chuva nos últimos dias atrasou a colheita da soja. Em algumas regiões o período para o plantio do milho safrinha terminaria no próximo domingo. Essa mudança de data no calendário agrícola é importante na hora de contratar o seguro para a lavoura.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições