Avaliação de consumidores sobre finanças pessoais é a melhor desde 2005

Avaliação de consumidores sobre finanças pessoais é a melhor desde 2005

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A avaliação dos consumidores sobre as finanças pessoais é a melhor desde o início da pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), em setembro de 2005. Entre março e abril deste ano, a proporção dos que apontam a situação financeira familiar como boa aumentou de 19,3% para 22,3%, enquanto a parcela dos que a consideram ruim ficou estável, indo de 11,4% para 11,5%.

O dado faz parte do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), divulgado nesta terça-feira, que teve alta de 3,5%, passando de 111,4 para 115,3 pontos, considerando-se a análise com ajuste sazonal, e é composto por cinco quesitos que fazem parte da Sondagem de Expectativas do Consumidor.

Neste mês, as avaliações sobre o momento atual e sobre as expectativas com relação aos próximos meses se tornaram mais favoráveis. O primeiro indicador subiu 2,8%, alcançando 125,2 pontos, o maior nível da série histórica. Já o segundo teve expansão pelo segundo mês consecutivo (em 4,1%), retornando ao patamar de novembro.

De acordo com o levantamento, a proporção de consumidores prevendo melhora da situação econômica local nos seis meses seguintes subiu de 23,2% para 26,8%. Já a parcela projetando piora diminuiu de 13,2% para 8,9%.

A sondagem é realizada com base numa amostra de mais de 2.000 domicílios em sete capitais brasileiras. A coleta de dados foi realizada entre os dias 1º e 20 deste mês.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições