Banco Central anuncia programa de leilões no total de US$ 50 bilhões
O Banco Central decidiu hoje, dia 23 de outubro, implementar um programa de leilões de swap cambial (contratos que trocam os rendimentos em juros pela oscilação da moeda estrangeira) no valor de até US$ 50 bilhões. Segundo nota do BC, a medida faz parte da "estratégia de mitigação (amenização) do impacto da crise financeira internacional sobre a economia brasileira".
De acordo com o BC, as vendas serão efetuadas de acordo com as necessidades de liquidez (dinheiro disponível) dos mercados. "Os swaps, assim como as operações com reservas [internacionais, vendas diretas de dólar] e os empréstimos em moeda estrangeira com garantias, constituem mecanismo eficientes de atuação e continuarão a ser utilizados na medida em que o BC julgue necessário, com vistas a assegurar o bom funcionamento dos mercados", diz a nota do BC.
Essa decisão do BC ocorre em um momento de forte valorização da moeda americana. Pouco depois da abertura dos negócios, o dólar valia hoje cerca de $ 2,50.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições