Banco Central inicia hoje última reunião para discutir valor da taxa básica de juros

Banco Central inicia hoje última reunião para discutir valor da taxa básica de juros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) inicia, nesta terça-feira (8), sua última reunião do ano para avaliar o cenário econômico doméstico e mundial em todos os seus segmentos.

A partir dessa observação, o órgão vai decidir o futuro da Selic (taxa básica de juros) para os próximos 45 dias - intervalo médio entre as reuniões do colegiado de diretores do BC.

De acordo com expectativas de cerca de cem analistas financeiros da iniciativa privada, consultados pelo BC na última sexta-feira, as apostas são de que a autoridade monetária manterá a taxa de juros nos atuais 8,75% ao ano, em vigor desde o dia 22 de julho. Nessa data, o Copom promoveu a última redução da taxa, que começou o ano em 13,75%.

O economista chefe do Banco Schahin, Silvio Campos Neto, diz que existe quase um consenso no mercado financeiro sobre a manutenção da Selic em 8,75%, e ele, particularmente, não vê ''perspectiva de alteração dos juros'' - pelo menos em curto prazo.

Segundo Campos Neto, os indicadores recentes confirmam o bom desempenho do setor industrial no Brasil. Ao mesmo tempo, a inflação está controlada e a atividade interna, que está em ascensão, deve ter seu crescimento reafirmado na próxima quinta-feira (10), quando haverá o anúncio do desempenho da econômica doméstica no terceiro trimestre.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições