Bancos reduzem postos de trabalho no primeiro trimestre, aponta Dieese

Bancos reduzem postos de trabalho no primeiro trimestre, aponta Dieese

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Os bancos fecharam 1.354 postos de trabalho de janeiro a março deste ano. Segundo estudo divulgado ontem, 16 de junho, pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese), nesse período, os bancos fizeram 8.236 desligamentos (96% por demissão e por pedido de demissão) e 6.882 contratações.

No ano passado foram criados 3.139 empregos no mesmo período, 10.184 desligados, contra 13.323 admissões.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro, atribuiu a redução do número de postos às fusões dos bancos Unibanco e Itaú e Santander e Real.

"Já que o sistema financeiro é muito concentrado em seis bancos, com 80% dos funcionários, isso nos leva a afirmar que esse fechamento de postos de trabalho é em bancos privados em processo de fusão. Porque os dados são muito concentrados na Região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo", afirmou.

O Sudeste concentrou 68,3 % - 5.629 - dos desligamentos, seguida pela Região Sul, com 1.399 desligados, 17 % do total.

De acordo com Cordeiro, a base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempegados (Caged), do Ministério do Trabalho, de onde foram retiradas as informações para elaboração do estudo, não permite a especificação de informações por empresa. No entanto, os sindicatos têm  informações de que o saldo de empregos nos bancos públicos é positivo, o que reforça a idéia de que os desligamentos são resultado das fusões no setor privado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições