Bancos voltaram a criar empregos em 2010, mas salários diminuem

Bancos voltaram a criar empregos em 2010, mas salários diminuem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:50

Os bancos voltaram a contratar no ano passado e abriram mais de 24 mil novos postos de emprego entre janeiro e dezembro. Segundo balanço do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre o setor divulgado nesta quinta-feira (24), o número é positivo, mas há uma má notícia: o salário dos que entraram no mercado é muito menor que o dos que saíram.

No ano passado, 57.450 trabalhadores foram admitidos e 33.418, desligados. O saldo do emprego foi positivo em 24.032. Em 2009, quando o setor ainda amargava perdas causadas pela crise financeira mundial, a diferença entre as vagas criadas e as pessoas demitidas ficou negativa (-621).

Os salários, por sua vez, diminuíram quando considerada a massa salarial (o total dos salários pagos para todos os trabalhadores).

A pesquisa mostrou que os novos trabalhadores já entravam nos bancos ganhando R$ 2.188,43. O número é 37% menor do que os R$ 3.506,88 que ganhava quem saiu ou quem foi demitido.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições