MENU

BC americano alerta para recessão caso EUA não elevem teto da dívida

BC americano alerta para recessão caso EUA não elevem teto da dívida

Atualizado: Quinta-feira, 14 Julho de 2011 as 8:53

                                    Os Estados Unidos estão sob a ameaça da desconfiança. Hoje, o país tem a nota máxima, mas a agência de classificação de risco Moody’s anunciou que está reavaliando esta nota. Isso significa que ela vai analisar informações para dizer se o país continua oferecendo pouco risco para os investidores que têm dinheiro em território americano.

O que levou a Moody’s a fazer essa revisão foi a aproximação da data limite que o país têm para elevar o teto da dívida, que hoje é de US$ 14,3 trilhões. Pelo mesmo motivo, em abril, a Standard & Poor’s rebaixou a nota da dívida americana de estável para negativa. Os Estados Unidos têm até o dia 2 de agosto para conseguir aprovar o limite do tanto que pode gastar, mas uma disputa política no Congresso está impedindo essa aprovação.

O presidente do Banco Central americano, Ben Bernanke, já alertou que se não houver acordo, o país poderá ter que enfrentar uma recessão como a de 2008. Ainda existe outro risco: deixar de pagar títulos da dívida que irão vencer. Isso tem um nome: moratória.          

veja também