BC decreta intervenção no banco Morada

BC decreta intervenção no banco Morada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

O Banco Central informou nesta quinta-feira (28) que foi decretada a intervenção no Banco Morada, com sede na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência do comprometimento patrimonial, do descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central, e do fato de seus controladores não terem apresentado um plano de recuperação viável para a instituição.

"Trata-se de uma instituição financeira nacional privada, de pequeno porte, autorizada a operar as carteiras comercial e de crédito, financiamento e investimento, com apenas uma agência na cidade do Rio de Janeiro. Na data-base dezembro de 2010, detinha 0,01% e 0,03% dos ativos e dos depósitos totais do sistema financeiro nacional, respectivamente", informou a autoridade monetária.

De acordo com o BC, a instituição financeira faz parte do grupo econômico Morada, controlado pela empresa Morada Investimentos S.A. (MISA), e detém participação direta ou indireta nas empresas Morada Viagens e Turismo Ltda., Morada Informática e Serviços Técnicos Ltda. e Morada Administradora de Cartões de Crédito Ltda. Cerca de 32% do total dos depósitos à vista e a prazo do banco conta com garantia do Fundo Garantidor de Depósitos (FGC).

O Banco Central informou ainda que está tomando "todas as providências" cabíveis na situação, visando a apuração das responsabilidades, nos termos de suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. "Os resultados da apuração poderão levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo e à comunicação às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis", concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições