MENU

BC dos EUA prepara normas para bancos ?grandes demais para falir?

BC dos EUA prepara normas para bancos ?grandes demais para falir?

Atualizado: Quinta-feira, 12 Maio de 2011 as 11:36

WASHINGTON - O presidente do Federal Reserve norte-americano, Ben Bernanke, dirá nesta quinta-feira, 12, que o Fed vai divulgar em breve sua proposta de regulamentação mais rígida para as grandes instituições financeiras que apresentem riscos para a economia.

No depoimento preparado para uma audiência do Comitê Bancário do Senado sobre a implementação da Lei Dodd-Frank, de reforma da regulamentação do setor financeiro, Bernanke diz que "para cumprir o prazo de implementação desses padrões melhorados, em janeiro de 2012, nós prevemos que neste verão vamos apresentar para comentários um pacote de normas propostas".

Segundo o discurso preparado, Bernanke dirá aos senadores que as normas que o Fed está preparando incluirão exigências maiores de capital e regras sobre alavancagem aplicáveis às instituições financeiras consideradas !grandes demais para falirem".

No texto, o presidente do Fed reconhece que muito ainda está por fazer e que é necessário haver maior coordenação em nível internacional para fortalecer o sistema financeiro global. Para ele, uma tarefa crucial para os EUA e para outros países será encontrar uma maneira de liminar o impacto do colapso de uma grande instituição financeira na economia.

"Ao trabalhar com nossas contrapartes internacionais, estamos buscando manter os padrões regulatórios internacionais tão consistentes quanto possível, para assegurar que empresas multinacionais sejam adequadamente supervisionadas, e para manter uma concorrência justa em termos internacionais", diz o discurso preparado.

O depoimento de Bernanke, marcado para começar às 11h (de Brasília), será acompanhado de uma sessão de perguntas e respostas. As informações são da Dow Jones.

veja também