MENU

BC eleva para 11,2% previsão de aumento do gás de cozinha em 2009

BC eleva para 11,2% previsão de aumento do gás de cozinha em 2009

Atualizado: Quinta-feira, 29 Outubro de 2009 as 12

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou de 6,9% para 11,2% a sua estimativa de aumento do preço do gás de cozinha neste ano, informação que foi divulgada nesta quinta-feira, dia 29, por meio da ata de sua última reunião. Na semana passada, os juros foram mantidos em 8,75% ao ano.

Gasolina

Para o preço da gasolina em 2009, o Copom manteve a projeção de reajuste zero. "Não obstante, a despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória dos preços do petróleo, o cenário central de trabalho adotado pelo Copom prevê preços domésticos da gasolina inalterados no restante de 2009", informou.

Entretanto, o BC observou que os preços do petróleo apresentaram "alta expressiva" desde meados de setembro. "As cotações nos mercados futuros também registraram elevação. A incerteza que envolve essas cotações segue elevada, uma vez que o cenário prospectivo depende da evolução da demanda, em contexto de retomada da economia mundial, da perspectiva de evolução da oferta global, condicionada pelo ritmo de maturação de investimentos no setor, além das questões geopolíticas que atuam sobre os preços dessa mercadoria", informou.

Telefonia e eletricidade

Sobre os reajustes das tarifas de telefonia fixa, a previsão da autoridade monetária passou para 0,3% em 2009. Antes, a estimativa estava em 1,1%. Já no caso da eletricidade, a projeção de reajuste, feita por ela, recuou de 5,4% para 4,8% neste ano.

veja também