BC europeu comprou 22 bilhões de euros em dívidas dos países

BC europeu comprou 22 bilhões de euros em dívidas dos países

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

O Banco Central Europeu (BCE) disse nesta segunda-feira (15) que concluiu a compra de 22 bilhões de euros em títulos da dívida soberana de países da zona do euro. Foi o maior valor semanal de compra desde que o banco começou a comprar bônus de governos da zona do euro no mercado secundário, em maio de 2010. Na semana passada o banco recomeçou as compras, após 19 semanas de inatividade.

A entidade monetária europeia não especificou os países dos quais adquiriu a dívida, mas informou, no dia 7 de agosto, que compraria bônus de Espanha e Itália após os ataques especulativos . Segundo alguns operadores dos mercados, o BCE teria comprado dívida espanhola e italiana na semana passada, além de bônus soberanos de Portugal e Irlanda nos dias 4 e 5 de agosto.

Devido às novas aquisições, o volume total adquirido pelo programa de compra de bônus do BCE subiu para 96 bilhões de euros, segundo dados do próprio banco.

No dia 4 de agosto, o Conselho do BCE decidiu manter o programa de compra de dívida pública para ajudar os países que atravessam dificuldades de financiamento apesar da oposição do presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, e do economista-chefe do BCE, o também alemão Jürgen Stark.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições