BC mantém em 7,3% previsão de crescimento do PIB em 2010

BC mantém em 7,3% previsão de crescimento do PIB em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou nesta sexta-feira (3) que os dados sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam o diagnóstico da autoridade monetária expresso na ata do Copom de julho, de que a economia brasileira se "desloca para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo".

"Apesar dessa acomodação, o Banco Central estima que, no acumulado do ano, a taxa de crescimento alcance 7,3%", avaliou Meirelles, por meio de comunicado.

A estimativa de Henrique Meirelles para o crescimento da economia brasileira, de 7,3% em 2010, é a mesma feita em junho pela autoridade monetária por meio do relatório de inflação do segundo trimestre.

Os dados do IBGE mostram que o PIB cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses deste ano, enquanto avançou 8,9% no primeiro semestre de 2010 - a maior variação dos últimos 14 anos. "A taxa de crescimento de 1,2%, que reflete em grande parte o efeito de carregamento do forte índice do período anterior, se posicionou ligeiramente abaixo da variação do IBC-Br (1,3%)", disse Meirelles, referindo-se ao indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic).

O IBC-Br, após indicar que a economia se expandiu ligeiramente em abril (0,23%), apontou expansão nula nos dois meses seguintes.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições