BC prevê queda da gasolina no restante deste ano

BC prevê queda da gasolina no restante deste ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (8), por meio da ata de sua última reunião, que a projeção de reajuste no preço da gasolina para o acumulado de 2011 permaneceu em 4%.   Esse cenário, segundo o Banco Central, contempla, portanto, reversão parcial da elevação de 6,3% ocorrida até julho. Deste modo, a autoridade monetária prevê queda de 2,3% no preço da gasolina até o fim deste ano. De acordo com a instituição, a projeção para o reajuste no preço do gás de bujão, para o acumulado de 2011, foi mantida em zero.

"O preço do barril de petróleo do tipo Brent mostrou-se volátil e encontra-se acima de US$ 115. Esse nível de preços é consistente com um quadro de estabilidade na demanda global, aliado à elevada instabilidade política em países produtores e defasagens no processo de retomada da produção. Cabe ressaltar que a complexidade geopolítica que envolve o setor do petróleo tende a acentuar o comportamento volátil dos preços, que é reflexo, também, da baixa previsibilidade de alguns componentes da demanda global e do fato de o crescimento da oferta depender de projetos de investimentos de longa maturação e de elevado risco", informou o BC.

Sobre os reajustes previstos para as tarifas de telefonia fixa e eletricidade em 2011, a autoridade monetária informou que manteve as estimativas de elevação da última reunião do Copom, em julho. Com isso, segue prevendo alta de 0,9% para a telefonia fixa e de 4,1% para a eletricidade neste ano.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições