BC: taxas de juros continuam subindo em fevereiro

BC: taxas de juros continuam subindo em fevereiro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

As taxas de juros continuam subindo em fevereiro. Levantamento preliminar divulgado hoje pelo Banco Central (BC) mostra que o juro médio dos empréstimos realizados com recursos livres subiu 0,3 ponto porcentual na comparação com janeiro, para 35,4% ao ano, em 10 de fevereiro. A alta é liderada pelas operações com pessoa física, cuja taxa avançou 0,4 ponto, para 43,4% ao ano. Nos empréstimos para empresas, o juro avançou 0,2 ponto, para 26,7% ao ano.

Exatamente como ocorreu em janeiro, as taxas de juros têm subido exclusivamente por conta do aumento dos spreads bancários, que são a diferença entre a taxa de captação e o juro cobrado pelos bancos nos empréstimos. Até o dia 10 de fevereiro, essa margem subiu, na média, 0,3 ponto porcentual, exatamente o mesmo aumento da taxa de juro, para 25,4 pontos.

Nas operações para pessoas jurídicas, o spread avançou 0,2 ponto porcentual, para 17,7 pontos. Nos financiamentos para as pessoas físicas, a margem do banco subiu 0,4 ponto, para 32,2 pontos. Nos dois segmentos, o aumento do spread ocorreu exatamente na mesma proporção da taxa de juro, o que indica estabilidade nas taxas de captação.

Em termos de volume, o saldo geral das operações de crédito com recursos livres avançou 1,6% em fevereiro até o dia 10. Para as empresas, houve expansão de 1,3% e, nas transações para pessoas físicas, aumento de 2%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições