BCE pede rapidez nas medidas contra crise na Europa

BCE pede rapidez nas medidas contra crise na Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, pediu a rápida implementação das medidas negociadas pelos líderes da zona do euro nos últimos meses para combater a atual crise da dívida. "Onde está a implementação dessas decisões de longa data? Não devemos ficar esperando por mais tempo", disse Draghi em um discurso para banqueiros e funcionários do governo da zona do euro.

Os comentários revelam a crescente frustração sobre o ritmo das medidas adotadas pelos líderes da zona do euro para resolver a profunda crise da dívida da região, cujos riscos se espalharam nesta semana para o mercado de dívida espanhol.

Draghi mencionou especificamente os esforços ainda incompletos para ampliar o alcance e poder financeiro do fundo de resgate da zona do euro, depois de várias medidas serem acordadas para fortalecer a chamada Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) que foi concebida no ano passado. Ele também pediu por uma governança mais forte dentro da zona do euro.

Draghi destacou ainda a perspectiva de baixa do BCE para economia mundial. "A atividade deverá se enfraquecer na maior parte das economias avançadas", afirmou. "Na zona do euro, o risco de baixa para a perspectiva econômica aumentou".

Ele atribui a alta inesperada da taxa de juros pelo BCE no início deste mês à perspectiva econômica negativa e seu impacto sobre os preços, custos e salários. As informações são da Dow Jones.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições