Blanver entrega primeiros lotes de genérico contra AIDS

Blanver entrega primeiros lotes de genérico contra AIDS

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:44

A Blanver, fabricante do Tenofovir, usado no tratamento da AIDS e da Hepatite B, informou hoje que entregará o medicamento ao governo brasileiro custando cerca de 50% a menos de quando foi iniciado o programa - de acordo com a portaria 978 de 2008 e alterada para portaria 1284 de 2010. Os primeiros lotes da versão genérica do medicamento serão despachados para os estados ainda hoje.

Desenvolvido pelo consórcio Blanver/Nortec, empresas privadas nacionais, e com a FUNED – Fundação Ezequiel Dias do governo de Minas Gerais, o produto vai integrar o coquetel de drogas disponibilizado pelo Ministério da Saúde aos portadores do vírus HIV. O Tenofovir genérico é fruto de uma PDP (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo) criada pelo governo brasileiro que visa, principalmente, reduzir substancialmente os gastos com medicamentos estratégicos e ao mesmo tempo produzir no Brasil os insumos e produtos hoje importados.

A expectativa da Blanver é produzir cerca de 80 milhões de unidades do Tenofovir nos próximos três anos. Durante esse período a tecnologia de fabricação será repassada gradativamente para o parceiro governamental, que responderá exclusivamente pelo fornecimento ao Ministério da Saúde. Entretanto, enquanto durar o contrato com o consórcio existe o compromisso de reduções de preços de 5% ao ano.

"Foram pelo menos três anos de trabalhos intensos e investimentos superiores a R$ 25 milhões, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo. Com as PPPs o governo vai economizar recursos importantes e de quebra a indústria nacional está sendo fortalecida", afirmou o diretor da Blanver, Sergio Frangioni.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições