Bolsas asiáticas avançam com esperança sobre Grécia

Bolsas asiáticas avançam com esperança sobre Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

As bolsas de valores asiáticas fecharam em forte alta nesta sexta-feira (4), com esperança de que a Grécia abandone o referendo proposto sobre a ajuda externa ao país, mas os investidores permaneceram cautelosos sobre o voto de confiança marcado para mais tarde no Parlamento.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 2,94% às 7h52 (horário de Brasília), puxado pelo avanço de mais de 4% no setor de matérias-primas, com alta no cobre e no petróleo. Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,86%, a 8.801 pontos.

O pedido inesperado da Grécia por um referendo, dias depois do acordo para impedir a moratória da dívida do país, gerou pânico nos mercados financeiros globais, levando líderes da União Europeia considerarem uma possível saída dos gregos da zona do euro, para preservar a união monetária.

Mas o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, cedeu aos dissidentes no governo e concordou em renunciar, abrindo caminho para um governo negociado de coalizão se seus parlamentares o apoiarem em um voto de confiança nesta sexta-feira, gerando esperança de um consenso político sobre o mecanismo de resgate da UE.

A confiança do mercado também foi ajudada pelo surpreendente corte de 0,25 ponto no juro básico do Banco Central Europeu (BCE).

O índice de Seul encerrou em alta de 3,13%. O mercado disparou 3,12% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan avançou 1,92%. Enquanto isso, o índice referencial de Xangai ganhou 0,81%, Cingapura teve alta de 1,36% e Sydney fechou com valorização de 2,62%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições