Bolsas asiáticas caem após morte de Kim Jong-il

Bolsas asiáticas caem após morte de Kim Jong-il

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta segunda-feira (19), com destaque para o tombo das ações sul-coreanas por aversão a risco após a morte do líder da Coreia do Norte , Kim Jong-il, que gerou temores de instabilidade regional.

O won da Coreia do Sul se depreciou após a notícia da morte, anunciada às 1h (horário de Brasília). Os mercados financeiros receiam que o falecimento gere instabilidade no nordeste da Ásia por causa da imprevisibilidade da transição de liderança no país empobrecido e fechado.

As commodities também tiveram ampla queda, com investidores evitando ativos de maior risco em favor da segurança do dólar.

"O risco ou temor de que a morte de Kim Jong-il leve a uma provocação pela Coreia do Norte está motivando a venda", disse Hiroyuki Fukunaga, diretor-executivo da Investrust, em Tóquio. O foco principal será em como a sucessão norte-coreana acontecerá.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão declinava 2,13% às 7h23. O índice de Seul encerrou em baixa de 3,43%, tendo chegado a cair até 5% na mínima do pregão.

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,26%. O mercado perdeu 1,18% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan tombou 2,24%,  enquanto o índice referencial de Xangai caiu 0,30%. Cingapura retrocedeu 1,55% e Sydney fechou com desvalorização de 2,38%.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições