MENU

Bolsas asiáticas caem, atentas ao impasse de dívida nos EUA

Bolsas asiáticas caem, atentas ao impasse de dívida nos EUA

Atualizado: Segunda-feira, 21 Novembro de 2011 as 10:34

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira (21), com incerteza continuada sobre como os líderes da zona do euro responderão às dificuldades dos bancos, enquanto os políticos dos Estados Unidos aparentemente fracassavam em acertar uma redução de déficit. A comissão parlamentar de redução de déficit dos EUA deve formalmente anunciar o fracasso do plano de três meses para superar diferenças partidárias sobre impostos e gastos, disseram assessores à Reuters.

"É um fator negativo. Há muitas perguntas a serem feitas - se a Moody's e a Fitch, por exemplo, agirem para rebaixar os EUA", disse Garry Evans, diretor global de estratégia do HSBC.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,96%, após fechar semana passada com a maior queda em cerca de dois meses. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,32%.

O alerta do vice-premiê da China, Wang Qishan, sobre o cenário econômico global também prejudicou os mercados, especialmente em Hong Kong, cujo índice referencial Hang Seng declinou 1,44%.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,04%. A bolsa de Taiwan tombou 2,64%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,06%. Cingapura retrocedeu 1,19% e Sydney fechou com desvalorização de 0,33%          

veja também