Bolsas asiáticas caem por preocupação com Grécia e EUA

Bolsas asiáticas caem por preocupação com Grécia e EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (19), distanciando-se mais da máxima em três anos alcançada semana passada, com investidores realizando lucros por riscos de uma reestruturação da dívida da Grécia e pela ameaça de um rebaixamento de rating dos Estados Unidos no longo prazo.

A Standard & Poor's ameaçou na segunda-feira rebaixar a nota 'AAA' dos EUA a menos que o governo e o Congresso consigam cortar o déficit orçamentário em dois anos. Em Nova York, o índice Dow Jones caiu 1,1%, para 12.201 pontos.

Em Tóquio, o índice Nikkei chegou a declinar 1,5% após a ação da S&P, mas encerrou em queda de 1,21%.

O mercado de Hong Kong também retrocedeu 1,5%, depois subiu um pouco para fechar com perda de 1,3%. Investidores estrangeiros reduziram posições acumuladas nas últimas semanas.

O índice da região Ásia-Pacífico exceto o Japão caía 0,8% às 7h33 (horário de Brasília), pressionado pelos setores de energia e matérias-primas.

A perspectiva negativa dada pela S&P "deve transferir mais capital dos EUA e de outros mercados desenvolvidos para mercados emergentes, porque, em termos relativos, os mercados emergentes parecem mais seguros e os investidores não olham mais para os EUA com a mesma confiança do passado", disse Dariusz Kowalczyk, do CACIB.

Ele acrescentou que o anúncio da S&P "apoiaria moedas e os preços de ativos em todo o mundo emergente."

O índice de Seul caiu 0,70%. A bolsa de Taiwan recuou 0,87% e o índice referencial de Xangai perdeu 1,91%. Cingapura encerrou em baixa de 0,60% e Sydney fechou com perda de 1,41%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições