MENU

Bolsas asiáticas sobem à espera de cúpula da União Europeia

Bolsas asiáticas sobem à espera de cúpula da União Europeia

Atualizado: Quarta-feira, 7 Dezembro de 2011 as 9:35

As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (7), com esperança de que a ameaça de vários rebaixamentos de rating pressione os líderes europeus a apresentar uma resolução convincente para a crise de dívida durante a cúpula desta semana.

A Standard & Poor's, que na segunda-feira disse que poderia cortar a nota de 15 nações da zona do euro, deu o segundo tiro menos de 24 horas depois, ameaçando rebaixar a nota do fundo de resgate financeiro da Europa.

A medida pressionou as bolsas europeias inicialmente, mas a confiança melhorou depois que o jornal Financial Times noticiou que os líderes do continente discutirão aumentar o tamanho do fundo - algo crucial para efetivamente conter o espalhamento da crise pelos mercados de dívida.

"As pessoas estão mais otimista de que as notícias da reunião de 9 de dezembro serão positivas, por isso há um pouco de reação a isso", disse Guy Stear, diretor de pesquisa do Société Générale em Hong Kong, acrescentando que os mercados tiveram uma recuperação técnica após as oscilações da véspera.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,3% às 7h33. Em Tóquio, o índice Nikkei ganhou 1,71%, para 8.722 pontos.

O índice de Seul encerrou em alta de 0,87%, aos 1.919 pontos. O mercado avançou 1,58% em Hong Kong, para 19.240 pontos, e a bolsa de Taiwan subiu 1,10%, a 7.033 pontos. O índice referencial de Xangai ganhou 0,29%, aos 2.332 pontos. Cingapura subiu 1,21%, para 2.782 pontos, e Sydney fechou com valorização de 0,72%, a 4.202 pontos.      

veja também