Bolsas asiáticas sobem com esperança por resolução na Europa

Bolsas asiáticas sobem com esperança por resolução na Europa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A maioria das principais bolsas de valores asiáticas fechou em alta nesta segunda-feira (5), por esperanças de que os líderes europeus acertem um plano definitivo para resolver a crise de dívida da zona do euro durante uma cúpula nesta semana.

Mas os investidores operaram com cautela, temendo elevar muito os mercados no começo de uma semana agitada, que também verá a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), com expectativa de corte de juros. "O mercado fará um cabo de guerra nesta semana, com uma possível melhora da confiança a partir de progresso político na Europa sendo contrariado pelo ajuste de posições de fim de ano", disse Tetsuro Ii, diretor-executivo da Commons Asset Management, em Tóquio.

Ele disse que as instituições financeiras, pressionadas para aumentar seu capital núcleo, continuarão vendendo ativos de maior liquidez, como ações e bônus, especialmente após o forte rali da semana passada.

Mais tarde nesta segunda-feira, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, encontrará a chanceler alemã, Angela Merkel, para definir propostas conjuntas para garantir maior disciplina fiscal na zona do euro. Eles pretendem que as medidas sejam aprovadas pelos 27 líderes da União Europeia (UE) na cúpula de sexta-feira.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,29% às 7h44, após registrar a primeira alta semanal em um mês, impulsionada por uma ação coordenada tomada pelos bancos centrais de economias desenvolvidas.

Em Tóquio, o índice Nikkei ganhou 0,60%, a 8.695 pontos, superando outros mercados por causa de um cenário técnico mais positivo.

O índice referencial de Xangai, por outro lado, tombou 1,16%, a 2.333 pontos, pressionado por dados do setor de serviços da China, que sugeriram desaceleração na economia do país .

O índice de Seul teve alta de 0,36%, para 1.922 pontos. O mercado avançou 0,73% em Hong Kong, a 19.179 pontos, enquanto a bolsa de Taiwan recuou 0,60%, a 7.098 pontos. Cingapura retrocedeu 0,26%, a 2.766 pontos, e Sydney fechou com valorização de 0,78%, para 4.321 pontos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições