Bolsas da Europa fecham em alta à espera de ajuda para a Grécia

Bolsas da Europa fecham em alta à espera de ajuda para a Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

As ações de bancos e seguradoras puxaram o principal índice das ações domésticas da Europa para cima nesta segunda-feira (26), por expectativas de uma nova ação de políticos e do banco central para impedir o contágio de qualquer default (calote) da Grécia .

No Brasil, na contramão das bolsas europeias, a Bovespa opera com leve baixa , enquanto o dólar tem novo dia de valorização .

O FTSEurofirst 300, que mede o desempenho das principais ações europeias, subiu 1,72%, para 897 pontos, ampliando o ganho de 0,8% da sexta-feira. No acumulado do ano, contudo, o índice ainda tem baixa de 20%.

Na bolsa de Frankfurt, o índice DAX subiu 2,87%, para 5.345 pontos (Foto: Reuters)   O índice de bancos STOXX Europe 600, com alta de 3,6%, e o indicador para seguradoras, com ganhos de 6,4%, lideraram os ganhos setoriais, com os bancos italianos, entre eles o Intesa Saopaolo entre os de melhor desempenho do dia.

Autoridades do Banco Central Europeu (BCE) deixaram em aberto opções para um corte na taxa de juros e para mais operações de aumento de liquidez, ditando os ganhos do mercado, após um encontro no final de semana de formuladores de política monetária da Europa ter alimentado esperanças de um aumento no fundo de resgate e injeção de mais dinheiro nos bancos.

O estrategista-chefe europeu de ações da Standard & Poor's, Robert Quinn, disse que "o que está me surpreendendo hoje é que vimos seguradoras e bancos, muito golpeados recentemente, terem um bom desempenho. Mas ao mesmo tempo, as ações ligadas ao crescimento estão entre as que estão em queda".

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,45%, a 5.089 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 2,87%, para 5.345 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,75%, a 2.859 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,32%, para 14.118 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 2,56%, a 8.201 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,51%, para 5.750 pontos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições