Bolsas da Europa operam em alta nesta quinta-feira

Bolsas da Europa operam em alta nesta quinta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

As bolsas de valores globais operam com ganhos nesta quinta-feira, apoiadas em apostas cautelosas de investidores sobre melhora das perspectivas da Grécia de garantir troca de dívida, evitando assim um calote desorganizado. Depois de a Ásia ter fechado o dia com ganhos, as principais praças europeias sobem e índices futuros americanos apontam altas.

Perto das 9h20 (Brasília), a bolsa de Londres subia 1,35% e a de Paris 2,12%. Em Frankfurt, a alta era de 2,16%.

Os principais bancos e fundos de pensão já manifestaram apoio à oferta de troca da dívida Grécia com credores privados, segundo a Reuters. É preciso que credores aceitem a substituição dos títulos até às 17h desta quinta-feira, em uma operação que poderá configurar a maior reestruturação soberana da história. O objetivo é reduzir 206 bilhões de euros em 53,3%.

"O ritmo de respostas à oferta de troca de títulos está boa, a porcentagem de detentores de títulos aceitando voluntariamente o acordo é muito alta", disse à Reuters uma autoridade do governo, sob condição de anonimato.

"Está indo bem, estamos otimistas", disse.

Além disso, números dos Estados Unidos que sugerem uma recuperação no mercado de trabalho ajudam a animar os investidores. Nesta sexta-feira, será divulgada a taxa de emprego que exclui o setor agrícola dos Estados Unidos, e o mercado aguarda números positivos após o país ter anunciado ontem uma melhora em seu cenário de emprego.

Grécia e EUA são vistos como um teste para um aumento do otimismo visto nos últimos meses e superação de dados irregulares de crescimento que afetaram a confiança.

"A ampla liquidez também está apoiando o apetite por risco, mas dada a atual natureza vulnerável da tendência de alta, eu também colocaria dinheiro em ativos não relacionados aos mercados financeiros, como gás natural e algumas commodities", disse Goro Ohwada, presidente-executivo da Aino Investment Corp, fundo de hedge baseado no Japão.

Brasil

O mercado de ações brasileiros pode se beneficiar do bom humor externo. Além disso, o corte dos juros na última quarta-feira, para 9,75%, também é favorável à bolsa de valores. Ontem, o Ibovespa subiu 1,39%, com fortes altas de empresas ligadas à economia doméstica.

No mercado cambial, o dólar começou o dia em baixa. Perto de 9h20, a moeda norte-americana caía 0,41%, a R$ 1,757.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições