Bolsas da Europa seguem véspera e operam em alta nesta sexta-feira

Bolsas da Europa seguem véspera e operam em alta nesta sexta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

As principais bolsas da Europa operavam em alta nesta sexta-feira (12), com ações do setor bancário subindo ainda mais após a restrição da venda a descoberto de ações financeiras pela França, Itália, Espanha e Bélgica.

As vendas a descoberto ("naked short selling" em inglês) permitem aos operadores da bolsa vender nos mercados um título que não possuem e nem pediram emprestado, especulando que seu valor vai cair para, depois, comprá-lo por um preço mais baixo e assim embolsar a diferença.saiba mais     As autoridades monetárias desses países e a Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (Esma), que regula o mercado financeiro europeu, suspenderam temporariamente as operações de “short-selling”.

Perto das 7h30 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que mede as principais ações européias, subia 2,51%, acima dos 950 pontos. O indicador STOXX Europe 600, para bancos, subia mais de 2%.

Em Londres, o índice Financial Times subia 1,82%. Em Frankfurt, o índice DAX tinha valorização de 2,65%. Em Paris, o índice CAC-40 ganhava 2,44%. Em Milão, o índice Ftse/Mib subia 2,84%. Em Madri, o índice Ibex-35 avançava 2,69%.

Na quinta-feira (11), o principal índice das ações europeias fechou em alta superior a 2%, em mais um pregão volátil. Dados melhores que o esperado sobre o mercado de trabalho norte-americano ajudaram o mercado a garantir uma recuperação perto do fim do pregão, com os papéis de bancos voltando a subir.

Bolsas da Ásia

As bolsas asiáticas fecharam o pregão sem direção definida. O índice Nikkei 225 da Bolsa de Tóquio fechou perdendo 0,20% devido a uma nova valorização do iene em relação ao dólar e ao euro, o que pune os exportadores japoneses.

Seul fechou regredindo 1,33%, depois de iniciar a sessão ganhando 1,47%. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 ganhou 0,77%. Bolsa de Hong Kong subiu 0,13%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições