Bolsas da Ásia fecham em alta após dados do PIB do Japão

Bolsas da Ásia fecham em alta após dados do PIB do Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Os investidores nos mercados asiáticos deram atenção, nesta segunda-feira (15), a dados econômicos do Japão e ao fechamento das praças acionárias dos Estados Unidos na sexta-feira passada. Além disso, os agentes acompanharam o movimento das ações de empresas ligadas a matérias-primas e do setor financeiro.     Nesta jornada, o governo japonês mostrou que a economia do país encolheu a uma taxa anualizada de 1,3% nos três meses até junho, com o efeito do terremoto e tsunami ocorridos em março, que acabou tendo impacto na produção e nas exportações japonesas. A expectativa de alguns analistas era de uma retração mais marcada, da ordem de 2,5% a 2,7%.

No confronto trimestral, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão apresentou recuo de 0,3% no período de abril a junho, ante projeções de contração de 0,7% a 0,9% neste tipo de comparação.

À agência Kyodo News, Masamichi Adachi, economista-sênior do JPMorgan Securities Japan Co., disse que, tecnicamente, pode ser dito que a economia japonesa enfrenta uma recessão, mas ele emendou que, devido aos efeitos do terremoto, causa surpresa a contração ser pequena.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 subiu 1,37%, para 9.086,41 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, aumentou 3,26%, alcançando 20.260,10 pontos. Em Sydney, o S&P/ASX 200 avançou 2,64%, somando 4.282,90 pontos. O Shanghai Composite, de Xangai, teve valorização de 1,30%, para 2.626,77 pontos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições