MENU

Bolsas da Ásia fecham em queda com realização de lucros

Bolsas da Ásia fecham em queda com realização de lucros

Atualizado: Segunda-feira, 11 Abril de 2011 as 8:24

As ações das companhias de matérias-primas subiram no embalo dos preços de metais, mas a realização de lucros enfraqueceu as principais bolsas de valores asiáticas nesta segunda-feira.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,15 por cento às 8h01 (horário de Brasília).

Os preços de commodities subiam, levando o índice Reuters-Jefferies CRB a uma nova máxima em dois anos e meio devido ao dólar fraco e à forte balança comercial da China.

O cobre se valorizou, o estanho atingiu a máxima recorde pelo segundo pregão consecutivo e o chumbo chegou ao maior valor em três anos na London Metal Exchange. O petróleo Brent caiu por perspectivas de um acordo de paz na Líbia, aliviando preocupações com abastecimento.

O ouro bateu um recorde histório pelo quinto pregão consecutivo, superando 1.476 dólares, com perspectivas de mais declínios no dólar fazendo investidores migrarem para o metal precioso.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,5 por cento após atingir a máxima em um mês na sexta-feira. O Citigroup reduziu a nota das principais montadoras de automóveis do país para 'venda', dizendo que o impacto do terremoto no mês passado ainda não está totalmente precificado.

O mercado da Austrália foi o único da região a registrar ganhos, avançando 0,62 por cento pela força de companhias de mineração e de petróleo.

As ações chinesas em Xangai operaram no maior patamar de 2011 devido ao forte ingresso de capital estrangeiro, mas acabaram perdendo força e fecharam em baixa de 0,24 por cento.

Em Seul, a bolsa se desvalorizou em 0,26 por cento. O mercado de Hong Kong teve queda de 0,38 por cento, enquanto a bolsa de Taiwan perdeu 0,16 por cento. Cingapura encerrou em baixa de 0,84 por cento.

veja também