MENU

Bolsas da Ásia recuam pelo sétimo dia seguido

Bolsas da Ásia recuam pelo sétimo dia seguido

Atualizado: Sexta-feira, 10 Junho de 2011 as 10:17

 As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em queda pelo sétimo pregão consecutivo nesta sexta-feira, pressionadas pelos declínios no setor de tecnologia e por incertezas sobre o cenário econômico global.

Em Tóquio, o índice Nikkei chegou a subir 1%, mas devolveu grande parte dos ganhos para fechar em alta de 0,50%. O mercado de ações da Austrália avançou 0,27%, tendo alcançado uma valorização de 1% após a abertura. O índice acionário da Coreia do Sul virou e encerrou em baixa de 1,19%, pressionado pela elevação da taxa básica de juros no país.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,72% Às 8h13 (horário de Brasília), rumando para a sétima semana seguida no vermelho e mantendo-se em território negativo no acumulado do ano.

O índice referencial de Xangai teve leve alta de 0,07%, mas com tendência de baixa pelo nervosismo com o aperto monetário da China. A Bolsa chinesa teve o pior desempenho da região em maio.

As ações da Tencent Holdings, mais valorizada companhia de internet chinesa, perderam 3,7%, para a mínima em dois meses, pressionando o mercado de Hong Kong, que caiu 0,84%, e destacado o pessimismo do setor de tecnologia neste pregão. O índice das ações tecnológicas da Ásia com exceção do Japão liderou os declínios, caindo 2%, derrubado pela queda de 7% nos papéis da frabricante de smartphones HTC e a fraqueza da produtora de semicondutores Hynix.

A Bolsa de Taiwan retrocedeu 1,81%, enquanto Cingapura encerrou em queda de 0,62%.          

veja também