Bolsas da Ásia sobem por otimismo com a Grécia

Bolsas da Ásia sobem por otimismo com a Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com esperanças de que as autoridades europeias encontrem uma solução para evitar a moratória da dívida da Grécia.

Os mercados visaram um voto de confiança no Parlamento grego, que acontece mais tarde e é mais um passo na direção de aprovar um pacote adicional de cortes de gastos públicos. Em troca, o país poderá receber empréstimos externos.

Enquanto isso, os credores internacionais chegaram a Atenas para avaliar o ímpeto da Grécia em implementar os planos de austeridade, que geraram semanas de protestos da população e confusão política.

No caso de uma moratória de dívida na Grécia, os mercados temem uma crise financeira global nas dimensões da desencadeada pelo colapso do Lehman Brothers, em 2008. Desta vez, porém, os governos altamente endividados e os bancos centrais terão muito menos espaço para oferecer novos estímulos ao crescimento econômico.

A agência de classificação de risco Fitch disse que consideraria como "default" quaisquer swaps de dívida soberana grega e rolagens de vencimentos, mesmo que voluntários.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 1,13%. O índice da MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,42% às 8h20 (horário de Brasília).

O índice de Seul subiu 1,41%. Em Hong Kong, o mercado se valorizou 1,16% e a Bolsa de Taiwan avançou 0,78%, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,96%. Cingapura encerrou em alta de 1,32% e Sydney fechou com ganho de 1,27%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições