MENU

Bolsas dos EUA encerram pior semana em dois anos

Bolsas dos EUA encerram pior semana em dois anos

Atualizado: Sábado, 6 Agosto de 2011 as 9:15

As Bolsas do mercado acionário americano encerraram sua pior semana em mais de dois anos nesta sexta-feira, em uma sessão volátil na qual os principais índices oscilaram antes que o S&P 500 se estabilizasse com uma ligeira queda.

Bovespa sobe no dia, mas tem pior semana desde 2008

Dólar fecha semana em alta de 2%; Bovespa sobe 0,26%

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 0,54%, para 11.444 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,94%, para 2.532 pontos, enquanto que o índice Standard & Poor's 500 teve leve desvalorização de 0,06%, para 1.199 pontos.

Mais de 15,9 bilhões de papéis trocaram de mãos no dia com maior giro financeiro em mais de um ano, à medida que investidores se voltaram para ações de grandes empresas que haviam desvalorizado nos últimos dias, quando o mercado acionário registrou perdas expressivas.

O intenso movimento de vendas nesta semana reflete a frustração com o lento crescimento econômico e a falta de habilidade de políticos em solucionar os crescentes problemas sobre a alta dívida pública na Europa e Estados Unidos.

O volume no mercado de opções bateu recorde, sinal de que investidores estiveram protegendo seus portfólios de maiores perdas. O índice de volatilidade VIX chegou a seu maior nível desde maio de 2010, a 39,25 pontos, mas encerrou a 32 pontos, alta de 1,1%.

SEMANA

Na semana, o Dow Jones recuou 5,8% e o S&P 500 cedeu 7,2%, acumulando perdas de 12% em relação a sua máxima atingida em 29 de abril. O indicador Nasdaq teve desvalorização de 8,1% na semana. Só durante a sessão dessa sexta-feira, o Dow Jones oscilou mais de 400 pontos entre sua máxima na sessão e a mínima diária.

Os mercados têm voltado sua atenção para autoridades europeias a fim de obterem um direcionamento de como a crise da dívida na região será gerenciada.

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, afirmou durante a tarde que a Itália utilizará princípios constitucionais para equilibrar o orçamento do país num esforço para reduzir o teto os níveis da dívida. o que trouxe um pouco mais de alívio para os mercados.

Nos Estados Unidos, dados sobre o mercado de trabalho mostraram ganho de 117 mil postos de trabalho em julho frente a uma previsão de acréscimo de 85 mil vagas.  

veja também